Revisando sua liderança

Literalmente, revisar é “ver de novo”, olhar o que você fez de uma nova maneira.

É um processo contínuo de repensar a sua forma de liderar, revendo seus argumentos, fazendo a análise da sua evidência, refinando o seu propósito, reorganizando a estrutura do que você criou e cortando impiedosamente as partes obsoletas.

A liderança é uma atividade humana que necessita na maioria das vezes de algumas revisões. Assim, a revisão é uma oportunidade para que você possa olhar criticamente e aperfeiçoar aquilo que você criou.

No seu caminho como líder, você não é obrigado a fazer tudo de novo, apenas olhar o que pode ser mudado, minimizado, cortado. Sempre há muitas coisas.

Olhando de outra forma, conseguimos argumentos mais fortes para defender nossas posições, ou descobrimos exemplos mais realistas em nossas atitudes como lideres.

Em alguns momentos, isso significa mudar as coisas de lugar para que tenham mais significado e argumentos. Algumas vezes as nossas ideias estão contaminadas por modismos aos quais estamos expostos, perdendo sua originalidade com influências inúteis. A revisão vai nos ajudar a reparar isso.

Claro que, dependendo da qualidade da sua liderança, a revisão pode significar a destruição dela. Mas, pelo menos, você descobrirá o que não vale a pena ser feito.

Revisar não faz milagres. Se a base do trabalho já era ruim, vai continuar ruim. Em alguns casos, pode até piorar.

Aprenda a revisar, torne isso um hábito no seu trabalho. Leve a revisão a sério. Seja disciplinado, tenha padrões próprios e elevados nos seus projetos e alcance-os através da revisão. Imagine que está olhando pela primeira vez para a sua forma de liderar, será mais fácil encontrar as falhas.

Então, seria assim…

  1. Aprenda a jogar fora. Mesmo que tenha trabalhado duramente, que tenha dado o seu melhor, desamarre do seu ego e jogue fora. É um luxo necessário para a liderança.
  2. Pense no seu objetivo inicial. Será que o que fez era o que havia planejado?
  3. Não se apaixone incondicionalmente pelas suas ideias como líder. Se fizer isso, vai ter problemas quando tiver que cortá-las, mesmo quando você souber que elas são ruins.
  4. Nesta fase, mantenha o foco em seu objetivo, e preocupe-se com a estrutura do seu projeto.
  5. Importante:

    • Sempre deixe passar certo tempo para voltar a olhar para sua ideia, para que seu cérebro consiga se desligar e se renovar.
    • É incrível como algo que soava brilhante, no momento em que foi imaginado, pode revelar-se fosco quando, mais tarde, voltamos a olhar para ele.
    • Se você quer trabalhar como líder, então acabará também descobrindo que não pode deixar de jogar muitas coisas fora.
    • Você deve sempre estar disposto a sacrificar partes do seu projeto para o bem do conjunto.
    • Simplesmente reconheça o que tem que ser mudado e mude, ajuste, corte as arestas, amarre as pontas soltas. Por fim, entenda: sempre será preciso revisar a sua forma de liderar.
    • Quem está no caminho da liderança é obrigado a saber revisar.