Por que ser criativo

Existem diferentes tipos de criatividade, o que torna difícil definir. Muitas vezes as pessoas limitam suas definições de criatividade à arte, mas isso é muito limitado. A criatividade vem na forma de pensamento original, pensamento divergente, resolução de problemas, inspiração e imaginação. Para melhorar a criatividade, é essencial que você entenda a definição de pensamento criativo e quais etapas você pode seguir para melhorar seu próprio processo de pensamento.

Muitas pessoas são conhecidas e celebradas pela sua criatividade, indivíduos são identificados pela sua criação. Até mesmo países são reconhecidos pela sua cultura criativa.

Existe um conceito de que criatividade é sinônimo de arte, nada mais errado do que isto. A arte e a publicidade não possuem o monopólio das ideias. A criatividade vem na forma de pensamento original, pensamento divergente, resolução de problemas, inspiração e imaginação. Para melhorar a criatividade, é essencial que você entenda a definição de pensamento criativo e quais etapas você pode seguir para melhorar seu próprio processo de pensamento.

Definitivamente, não existe uma fórmula mágica que vai tornar as pessoas criativas, existem apenas algumas coisas que são comuns para todas elas.

O valor interdisciplinar, a qualidade intelectual e o incentivo a novas ideias, ajudam a compor esta magnífica faceta do ser humano, que é a criatividade.

Poucas coisas podem surpreender e mudar a natureza humana de forma tão impactante quanto esta atividade. Ela está praticamente em todas as áreas nas quais as pessoas se relacionam; das artes aos negócios, da tecnologia à filosofia.

Somos todos criativos, todos temos um potencial criativo adormecido dentro de nós e que precisa ser despertado.

No fundo de nossas mentes, estamos secretamente esperando descobrir um método, um mapa perfeito, o livro dos segredos que nos mostrará misteriosamente como podemos ser criativos. Doce ilusão… O que nos traz mais criatividade é o conteúdo prático do que aprendemos e como vamos estruturá-lo rotineiramente em nossas vidas.

A criatividade é uma forma de aprendizagem que envolve uma atitude mental estruturada e capacidade de se adaptar às mais diversas situações. Basicamente
é o domínio de vários fundamentos e habilidades necessárias para a sua existência.

É um sistema no qual o indivíduo é ao mesmo tempo professor e aluno, aprendendo e ensinando, podendo ser o exemplo ou o aviso de advertência. Isso se torna possível com alguma teoria e muito trabalho.

A criatividade está ligada às nossas habilidades. Para conseguirmos desenvolvê-las, devemos exercitar e expor tais habilidades através de novas experiências.

São as habilidades aprendidas que sustentam a criatividade, mas são as oportunidades que você cria para usar essas aptidões que serão realmente importantes.

É preciso saber que…

  • Em muitas áreas a criatividade ainda busca reconhecimento, apesar da sua explícita necessidade.
  • Criatividade não é uma coisa que está no ar, onde algumas almas escolhidas serão tocadas pela genialidade.
  • Você pode ter ideias criativas incríveis, mas se não colocá-las em prática elas serão inúteis.
  • A criatividade não pertence especificamente a nenhum campo da natureza humana.
  • Ela não é uma musa inspiradora perdida dentro de nós que, algumas vezes por vontade própria, vêm nos sussurrar coisas incríveis e únicas. Não seja infantil.
  • Ela não é somente do artista ou do publicitário, é de todos. Literalmente.
  • Quem trabalha ou exercita a criatividade sempre tem que procurar o aprimoramento
  • Todos nós temos o nosso ego, que nos diz que somos melhores do que na verdade somos. Resista.
  • Criativos andam de mãos dadas com o ego, cuide para que não passe disso.
  • Lembre-se, é tudo sobre conexões e habilidades adquiridas.