O poder das conexões

O conhecimento adquirido no caminho da liderança só tem utilidade quando conseguimos fazer conexões entre eles.

É quando, intencionalmente ou não, escolhemos coisas desconexas e fazemos com que elas trabalhem em conjunto, de forma inesperada e original.

A arte de conhecer um vasto arsenal de informações interdisciplinares e, em seguida, combinar, misturar, fundir tudo aquilo para criar um projeto original, sempre foi o modus operandi da maioria dos lideres.

O sucesso da sua atividade como líder será medida pela quantidade e também pela qualidade das conexões que estão envolvidas nela.

É como selecionar as cores e espessuras de fios armazenados ao longo do tempo para tecer um grande tapete. Você é o tapeceiro do seu tempo, na sua liderança, conectando combinações que parecem aleatórias, mas que será o resultado da sua capacidade na construção do seu caminho como líder.

Sua história, sua vocação, as comunicações que foi interligando durante sua vida, são os vínculos que estão armazenados no seu DNA de líder.

A competência de fazer com que seu conhecimento seja sintetizado em coisas novas e criativas somente vai existir se você souber que, quanto mais variadas forem as suas experiências, mais prósperas serão as suas conexões para a sua liderança.

A falta de diversidade nas suas informações, nas suas experiências, fará com que você não tenha pontos suficientes nas suas conexões, o que inevitavelmente o levará a tentar encontrar soluções simples para problemas complexos, ou vice versa.

O sucesso de alguns projetos de liderança ocorre através da combinação de elementos fragmentados que normalmente são díspares entre si.

Um dos meios mais relevantes para expandir suas conexões de conhecimento sem duvida é a leitura.

A leitura diminui a sensação de isolamento que muitas vezes a liderança nos impõe, ajudando-nos a aprofundar e expandir nossos projetos. Precisamos dela para conseguir ligar os muitos pontos que as nossas conexões exigem.

O caminho do líder é um fluxo constante, intenso movimento. É onde a leitura nos ajuda, quando podemos relaxar e aprender. Também é uma das maneiras mais fáceis de progredir com nossas habilidades. Precisamos, constantemente, continuar construindo nosso espaço de liderança, e a leitura é essencial para isso.

Ler é o hábito mais simples para o desenvolvimento de novas ideias. Com a leitura, podemos absorver conhecimento em qualquer lugar e em qualquer hora.

A leitura vai ativar o nosso pensamento divergente, nos mostrando que podemos ter muitas respostas para uma mesma pergunta, ao contrário das pessoas que não têm o hábito da leitura e que podem adquirir um pensamento convergente, aquele que leva tudo a uma única e nem sempre correta resposta.

Se você não tiver o hábito de ler, a leitura poderá ser angustiante no início. Mas, para resolver isso, basta começar pequeno. Ou então, desistir de tentar ser um líder.

A leitura desenvolve as habilidades cognitivas de um indivíduo, ou seja: a capacidade de obter novas informações, de conseguir interpretar corretamente não só o que está lendo naquele momento, mas também de discernir o que pode ser útil na sua criatividade, ou não.

Livro é o combustível para a sua trajetória. Se quisermos continuar expandindo nossa liderança, a leitura é uma eficaz ferramenta para desbloquear muitos problemas na nossa trajetória.

Você também precisa escolher assuntos fora da sua área de interesse. Isso permitirá que conceitos aparentemente diferentes possam se conectar. Habitue-se a diversos tipos de leituras.

Comece escolhendo os livros de que gosta, sobre temas aos quais está habituado. Desta forma, você vai expandindo suas escolhas e contribuindo para desenvolver a sua imaginação.

O hábito da leitura também vai ajudar no seu vocabulário. Entre as palavras, escolha as mais simples e curtas. Seja minimalista com seu vocabulário.

Um bom livro nos obriga também a visualizar as imagens descritas, ativando a nossa imaginação e aprimorando, assim, a nossa capacidade de ver além do imediato, nos ajudando a criar novas possibilidades.

A leitura, enfim, é um meio insuperável para a ligação de ideias e para o surgimento de novas perspectivas.

Esta habilidade de combinar as coisas é usada consciente e inconscientemente por todas as pessoas com perfil de liderança.

Todo o seu caminho como líder precisa dessa habilidade.

Faça:

  • Crie listas de coisas desconexas que possam ser unidas. Isso funciona bem para a construção de vários projetos, já que você pode medir os resultados, testando as limitações das suas ideias na liderança.
  • A continuidade do trabalho com novas influências, novas perspectivas, o levará a construção de uma linguagem própria de conexões, em seu caminho na liderança, que apenas com sua capacidade de líder poderá ser feito.
  • Prepare-se com informações interdisciplinares relevantes, que possam ser unidas em combinações úteis e produtivas. Quanto mais informação de qualidade você tiver, maior será a consistência dos pontos ligados no seu caminho.
  • Expanda o seu conhecimento com informações que sejam totalmente fora do seu universo de educação. Assim, as suas ideias serão mais diversificadas e originais.

  • Lembre-se, a capacidade de unir informações é aperfeiçoada com a prática.