O líder é um autodidata

Todas as pessoas as pessoas que estão numa posição liderança, são essencialmente, autodidatas.

O autodidata é um curioso, um pesquisador incansável. Durante seu trajeto em busca de conhecimento, termina aprendendo outras coisas que serão depois aproveitadas em outras áreas, tornando assim a atividade de pesquisar tão importante quanto o resultado de suas pesquisas.

A grande quantidade de conhecimento disponível para todos, nos mais diferentes formatos, mudou a maneira pela qual nos educamos.

Hoje, existem milhões de informações na ponta dos dedos, e o autodidata tem que estar preparado para este momento.

Quando você aprende algo por sua própria conta, trabalha várias habilidades como: curiosidade, disciplina, paciência, automotivação, e muitas outras. Cada progresso neste caminho tem uma história que é apenas sua.

Um autodidata constrói um método próprio de conhecimento, aproveita os vários processos de ensino, explora, estuda e desenvolve sua trajetória criativa.

Todo autodidata é um coletor. Ele coleta informações que vai separar e arquivar. Tudo será a base do que ele está aprendendo no presente e do que ele aprenderá no futuro.

Quase todos os temas voltados à liderança, são na sua essência autodidatas.

Quanto mais o mundo avança, mais o conhecimento se expande e mais seletivos devemos nos tornar.

A característica mais importante do autodidatismo é a capacidade de discernimento num mundo que se apresenta cada vez mais complexo e integrado.

Os valores acumulados são integrados no próprio conhecimento como uma chave para ações que transformam o aprendizado. Esses valores, muitas vezes, são impostos a si mesmo. Afinal, é esse o modo de agir de um autodidata.

Praticamente tudo o que o homem aprendeu, e que tem alguma relevância, está na Internet, à disposição de qualquer pessoa que estiver conectada. Claro que isso muda como vemos, nossa educação.

As atividades que envolvem as pessoas autodidatas não são fixas, mas dinâmicas, sempre em movimento, porque o mundo é a sala de aula deles.

Quem aprende por conta própria precisa ser estável, constante, não pode ter medo de rotinas, de hábitos. Somente assim conseguirá aprender sem medo, e aproveitar todo o processo nessa atividade.

Você vai…

  1. Adquirir conhecimento com várias fontes de informação;
  2. Criar uma capacidade maior de assimilar os mais diversos assuntos;
  3. Fortalecer a sua autoconfiança, aumentando sua motivação;
  4. Acompanhar seu esforço diariamente, podendo melhorar rapidamente o que for preciso;
  5. Ser objetivo nas escolhas que mais interessam ao seu processo de aprendizagem;
  6. Aprender que soluções e problemas são trabalhados num contexto prático;
  7. Saber que cronogramas, calendários e rotinas, são importantes para o seu progresso, para que você saiba como está evoluindo;
  8. Entender que ter metas curtas e pequenas, um dia de cada vez, é melhor que ter grandes planos e nunca poder realiza-los;
  9. Desenvolver um comportamento voltado a explorar as possibilidades que a atividade criativa exige;
  10. Eliminar definitivamente as desculpas para não conseguir seu intento, já que não poderá por a culpa em outra pessoa.