O entorno de um líder

Encontrar soluções e projetos de liderança naquilo que está ao seu redor é uma das melhores maneiras de aprimorar suas ideias e, principalmente, trazer algo realmente diferente para o seu caminho de aprendizado permanente em liderança.

Inspiração para novos projetos sempre estarão ao seu redor. Na maioria das vezes estarão à sua frente, basta estar atento.

Apenas quando estamos dispostos a nos aprofundar em alguma coisa, conseguimos prestar atenção aos detalhes. E isso é uma habilidade que podemos desenvolver.

Quando você conhece as particularidades de algo que está perto, que faz parte do seu entorno, fundindo e aprimorando-a com coisas diferentes, você cria algo novo que ninguém mais poderá criar, porque só você teve acesso aos detalhes do seu próprio quintal. Essa é uma das formas pelas quais muitos lideres fizeram com que seus trabalhos se tornassem conhecidos por um numero muito maior de pessoas, simplesmente usando o que tinha em suas mãos.

Explorando e assimilando o que está ao nosso redor, criamos habilidades e conceitos que apenas se tornam possíveis através do nosso conhecimento. Aprenda a reconhecer os valores do que está ao seu entorno, traduza seus arredores.

Não adianta começar em locais que você não conhece, procurando os detalhes que você não consegue enxergar. A melhor maneira para iniciarmos o treino da habilidade de “enxergar e ver” é no nosso próprio quintal, não importando o tamanho dele.

Interprete, organize e estruture as coisas as quais você sabe que nem todas as pessoas têm acesso. Este, sim, será o grande diferencial.

Revisite o seu entorno até encontrar o que precisa para colocar seu projeto em atividade, através de um olhar atento às suas imediações.

Comece sempre de onde está, nas muitas possibilidades do seu entorno. Seja escravo dos arredores, dos seus limites, e tente abranger tudo o que o cerca. Assim também saberá que é impossível conhecer detalhadamente tudo o que está no seu entorno. Veja com atenção, até onde seus olhos alcançam.

De todos os lados de onde está, você vai descobrir que existem muitas oportunidades. Comece regando o seu jardim. Repense a maneira de olhar as mesmas coisas, porque é preciso criar as ideias, elas não vão pousar no seu ombro, embora estejam, na maioria das vezes, bem perto dele.

Trate seus arredores com um olhar não habitual, com intensidade, acreditando que o que está perto de você pode ser um grande aliado na sua jornada.

É preciso desafiar, provocar o modo como nós vemos os nossos arredores, e isso só conseguiremos fazer através de profundos questionamentos. Apenas assim seguiremos uma liderança que tenha uma identidade própria.

Tenha um objetivo claro no que você procura no seu entorno. Examine tudo minuciosamente, como um relojoeiro tentando descobrir o defeito em um minúsculo relógio.

Isso vai força-lo a ir para outro nível, fazendo-o descobrir algumas coisas nos seus arredores que você nunca tinha pensado que pudessem existir.

Tenha real interesse pelas coisas com as quais convive, isso fará com que sua liderança tenha um início, um DNA. Afinal é tudo sobre iniciar. Então, comece de onde você está.

Os seus arredores são o que o circunda fisicamente, e também tudo o que está em torno da sua área de conhecimento:

  • Trabalhe naquilo que você sabe que está no seu entorno.
  • Explore outras possibilidades ao seu redor.
  • Comece de onde você está.
  • Comece com o que você tem.
  • Trabalhe, começando do seu quintal.