O caminho de um Líder

O caminho de um líder nada mais é do que a soma total de um conjunto de pequenos fundamentos, conectados pela sua ação persistente no seu objetivo.

Ao invés de você caminhar um longo percurso rumo à descoberta da liderança luminosa, você vai percorrer pequenos pedaços de um grande caminho. Alguns trechos serão difíceis, outros muito simples, mas todos terão um só objetivo: o seu desenvolvimento no aprendizado do processo de ser um líder.

Não é um caminho popular. Ele é individual e você não pode pegar atalhos. Ele é cheio de limitações que o levam a criar seus próprios métodos para prosseguir. É um caminho que tem suas próprias regras, o qual, conforme você avança, cresce e se movimenta.

Neste caminho não existem retas, apenas curvas, com suas paisagens, com suas paralelas. O que for aprendido em cada curva será levado para outra. É impossível caminhar nesse caminho de uma forma direta. É preciso saber contemplá-lo, ir procurando as coisas. Você encontrará alguma coisa aqui, outra ali. Você irá descartando o que não interessa, depois juntará tudo o que restou e criará algo novo.

Somos todos de alguma forma lideres, alguns menos, outros mais. O importante é saber o quanto você usa da sua capacidade, nessa atividade. Definitivamente, o que importa não é o tamanho da sua liderança, mas o quanto você se esforça para desenvolvê-la.

Algumas pessoas com problemas na sua liderança rejeitam métodos conscientes de melhora-la, simplesmente porque não compreendem o processo de ser um líder e teimam em não perceberem que muitas inovações se devem a práticas que fundamentam a liderança. Milhares de projetos bem sucedidos pelo mundo provam isso.

Muitos indivíduos acreditam que a liderança só se revela com uma descoberta dramática ou através de uma inspiração luminosa. Por correrem atrás de projetos inovadores que nunca chegam, param no meio do caminho.

Um grande projeto de liderança nunca é usado de uma maneira comum. Não basta ter um grande projeto, se você não souber usá-lo de uma forma eficiente e estudado. É preciso também ser metódico na hora de colocar em prática seu projeto.

É um caminho que pode mudar a vida de todos para melhor, se for percorrido com equilíbrio e inteligência. Pesquise, estude, por fim aprenda a fazer a criatividade trabalhar para você.

Para prosseguir neste caminho é preciso ser sempre ativo. A liderança exige que sejamos essencialmente práticos. A pessoa que está numa posição de líder tem a necessidade de se aproximar do mundo de forma desconfiada, questionadora, sempre procurando significados. Se você não procurar por alguma coisa, nada vai encontrar. Se não fizer as perguntas certas, não encontrará nenhuma resposta.

A liderança é um caminho sinuoso e infinito. Mesmo que você pare, o caminho continua.

No fim do caminho não existe um visível pote de ouro da liderança perpétua, porque simplesmente não existe um fim. Se você encontrar um fim, então tenha a certeza de que o caminho que você estava trilhando não era o caminho de um líder.

Algumas vezes, no processo do seu caminho de líder, você vai se tornar pessimista, terá pensamentos desanimadores sobre sua trajetória de liderança, por isso sempre tenha a mente aberta para novos projetos, novas formas de ver a mesma coisa, isso vai fortalecer seu caminho, vai ajuda-lo na sua jornada.