Expandindo a liderança

Comece seu projeto de liderança, sempre com pequenas coisas. Mesmo que seu projeto seja grande, inicie-o pequeno e depois vá expandindo-o lentamente, acompanhando com atenção o seu crescimento.

Pequenos gestos, pequenos elogios, pequenos prazeres de um trabalho espinhoso (procure e você sempre encontra).
Seja realista com o seu tamanho, não use o que não lhe serve, mire para frente, para onde está indo. Assim terá mais liberdade para usar suas ideias. Quanto menor e mais leve, mais móvel.

Acredite na leveza de iniciar pequeno, na agilidade de que necessita no início de tudo, nenhum peso extra e desnecessário atrapalhando o seu progresso. Ser ágil e leve é a regra básica, até mesmo para vencer a sua inércia inicial.

Se, no início de um projeto, você começar muito grande, muitas vezes a procrastinação será inevitável. Nem tudo o que começa grande significa que poderá se expandir. Muitas vezes, é o contrário. Isso vale para um aprendizado, uma rotina, um projeto. Vale para a sua vida.
Aprenda rápido, avance aos poucos.

Assim, você não atropelará etapas, não cairá toda hora e conseguirá ver todo o processo se formando, podendo corrigir rapidamente o que for necessário. Afinal, o início é sempre lento, necessita da força de vontade que todo líder tem que ter para ser rápido. Trabalhe nisso.

Uma das grandes vantagens de ir expandindo seu caminho em um projeto é que você não vai precisar fazer muito esforço para se manter persistente.

Começar as coisas de uma forma pequena requer também um pequeno esforço, que é igualmente expansível, conforme se vai progredindo.

Não deixe nenhum projeto acompanhar o tamanho do seu ego, o qual sempre vai crescer com mais velocidade. Tenha humildade no início. Todo começo requer mais cuidado, mais pesquisa, mais aprendizado.

Existe uma fragilidade em qualquer trabalho quando estão no seu começo.

Quando não são proporcionadas condições adequadas para que ela se expanda, quando não se assumem riscos, ou quando se cai no conformismo de copiar ideias alheias, tudo isso termina matando o seu projeto de liderança.

A liderança se expande proporcionalmente ao esforço do indivíduo. Simples assim.

Antes de tudo é preciso descobrir qual o seu limite, para que você possa expandi-lo para além da sua capacidade. E isso somente será feito com consistência e muita perseverança metódica. Como em diversas áreas da vida, a sua liderança somente irá crescer se você estiver focado na sua expansão.

Para que haja uma expansão consistente da sua capacidade, é importante que você tenha um comportamento exploratório em relação a tudo o que envolve a sua atividade como líder, incentivando sua imaginação e seu pensamento divergente, com pontos de interrogação em várias situações e, principalmente, sem medo de fracassar.

Quando criamos o hábito de iniciar pequeno, adquirimos uma base sólida na construção do nosso caminho de líder. O aprendizado de cada projeto será levado para outro, e assim sucessivamente. Empurre até o limite, ele sempre é expansível depende de quanto você é capaz de ser humilde e persistente.