A Luz da realização

Existem muitas coisas que dão satisfação ao homem. Ler um bom livro, comer uma refeição saborosa, ouvir uma música. O homem nasceu com a capacidade de desfrutar, para que assim possa gerar satisfação a si mesmo.

Um dos maiores prazeres humanos é a realização de fazer algo, construir, concluir um trabalho bem feito. Essa satisfação por realizarmos, é algo que nós mesmos geramos que nós criamos em nós com nossas ações. Não é sobre gostar do que esta fazendo, é sobre fazer. Não é sobre escolher algo grande pra fazer, é sobre fazer o que esta mais perto das suas mãos. Fazer de todo coração.

Existe uma satisfação no esforço, na constância, na dificuldade quando vencida. Gerar prazer no processo de estar fazendo algo. Você não pode gerar algo que você não tem. Exemplo você não pode gerar a paz em você, se você não conhece a paz, para que você consiga gerar algo em você é preciso que sua mente esteja envolvida totalmente no que está fazendo. A contemplação de um trabalho bem feito, realizado, quando foi usado esforço, constância, esmero, é algo muitas vezes indescritível. Há uma luz na realização que não pode ser comparado com nada que existe. Na verdade muitas pessoas se sacrificam em horas, dias, lugares, posições já alcançadas, para que possam realizar outras coisas e sintam essa satisfação. As pessoas estão dispostas a renunciar muitas coisas voltadas ao hedonismo, prazer momentâneo, para terem essa satisfação em longo prazo. De realizar algo que tenha um significado duradouro.

Eduque a si mesmo para que você possa gerar a satisfação de fazer algo, para criar essa satisfação você deve ter domínio sobre o que esta fazendo. Tenha um plano, seja consistente e principalmente não reclame, isso atrapalha você de gerar coisas boas.

O reconhecimento e a realização são também componentes de uma boa saúde emocional, na maioria das vezes também uma melhora física. A alegria emocional é levada para varias partes da sua vida, contribuindo para que você tenha uma melhor qualidade de vida emocional.

Ter reconhecimento dos outros quando nos esmeramos a realizar algo, é sim importante, afinal somos seres sociais, mas, não dependemos dos outros para sentirmos a satisfação de algo que fizemos.

A virtude e a satisfação de algo bem feito é a sua própria recompensa. Essa percepção pode ser uma grande coisa, mas é ainda maior quando surge como fruto de nossos próprios esforços. Quando maior o esforço e o comprometimento, maior será a nossa alegria de realizar.

O oposto do prazer é a dor. Entre os piores tipos possíveis de dor psicológica estão os sentimentos de não fazer as coisas, de não conseguirmos gerar em nós algo bom. Somos por natureza geradores das nossas próprias emoções, e somente através de realizações conseguimos gerar emoções saudáveis.

A Insatisfação com nós mesmos vêm muitas vezes de não conseguirmos realizar as coisas que não temos talento para fazer ou não estamos preparados o suficiente, e iniciamos um processo de autoanálise que não nos faz bem. Tempo e talento muitas vezes desperdiçados em busca de realizações que não temos vocação para exercer e assim dependemos muitas vezes do talento e do esforço dos outros, o que termina gerando um sentimento de frustação e fracasso em nós. Dependemos dos nossos esforços para nos sentirmos realizados. Ação e recompensa. Nós nos recompensamos pelas nossas atitudes, pelo o que estamos fazendo, existe uma virtude em si mesmo, por menor que seja a nossa realização.

O homem pode ser conquistador de si mesmo, conquistador de suas próprias emoções, gerando para si boas emoções usando sua força de vontade em realizar trabalhos para si e para os outros.

Não procure coisas fáceis para fazer, vença essa inclinação natural. Coisas fáceis geram sentimentos simples, coisas difíceis geram sentimentos raros e duradouros.